Cerca de 150 pessoas protestam desde as 11h30min desta quinta-feira no Centro de Santa Maria contra o reajuste da tarifa do transporte coletivo, que começa a valer nesta sexta-feira.
Por volta das 11h, um grupo de cerca de 60 jovens se reuniu na Praça Saldanha Marinho com cartazes e tambores. Em função da chuva, eles se abrigaram em um toldo montado no centro da praça. Conforme o grupo foi crescendo, eles se deslocaram até a frente da SUCV, onde fica o gabinete do prefeito Cezar Schirmer. Ao meio-dia, o grupo já superava 100 manifestantes.
A rua Venâncio Aires está interrompida pelos manifestantes, que seguram faixas para impedir os carros de passar. Cinco guardas municipais fazem a segurança na porta do prédio da SUCV, que dá acesso ao gabinete do prefeito.
Alguns manifestantes usam máscaras ou tapam o rosto com panos. Um dos mascarados foi abordado pela Brigada Militar, que pediu que ele se identificasse, apresentando documentos, e revistou a mochila do jovem. Conforme um dos policiais, o procedimento é de rotina, com o objetivo de encontrar tintas, explosivos ou outros objetos que possam causar danos ao patrimônio público.